5 atitudes que prometem melhorar a qualidade do seu sono

Chega de insônia! Listamos alguns hábitos que podem ajudar a ter uma boa noite de sono.

 

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De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, a insônia crônica afeta mais de 40% da população brasileira. Se você faz parte desse número, confira algumas atitudes que prometem relaxar o corpo e a mente, e facilitar o adormecer. Atenção: é importante que as atividades listadas sejam realizadas 30 minutos antes de ir para a cama.
1. Hora do lanche
Fuja de alimentos pesados e café. Fumar também está probido nesse perído. Um pequeno lanche, como frutas e torradas, é a melhor opção. Finalize com chá.
2. Rotina
Parece bobagem, mas ter hora para dormir e acordar é fundamental para um boa noite de sono. Assim, você cria o ritmo cicardiano, que nada mais é que um ciclo biológico onde seu corpo capta os sinais, como variação de luz e temperatura, e entende a hora de desacelerar para dormir.
3. Atividades
Não estamos falando de exercícios. Mas criar o hábito de organizar uma gaveta ou lavar louça pode ajudar também. Quando finalizamos uma atividade, a sensação de prazer proporcionada relaxa corpo e mente.
4. Tecnologias para fora do quarto!
Todo mundo já sabe que a luz emitida por tablets, smartphones e computadores atrapalham no processo natural do sono. Então, 30 minutos antes de se deitar, deixe de lado todos os gadgets tecnológicos.
5. Ritual
Está indo para a cama? Reserve 10 minutos para meditar, praticar ioga ou ler um livro. Assim, você já impulsiona a sensação de relaxamento e adormece facilmente.

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